NOTÍCIAS

Projeto Toninhas do Brasil leva “As aventuras da Toninha Babi – Novos Mares” às escolas

Trinta e sete turmas, oitenta professores e aproximadamente 700 alunos em uma semana. Esses são os números da mobilização que o Projeto Toninhas do Brasil vem fazendo nas escolas de ensino infantil do entorno da Baía Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. A atividade faz parte das ações de divulgação do curta-metragem animado “As aventuras da toninha Babi – Novos Mares”, um projeto em parceria entre o Rizoma Estúdio e o Toninhas do Brasil que conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural.

A animação de 16 minutos é uma continuação da série animada lançada em 2018 pelo projeto para apresentar a biodiversidade marinha através da toninha (Pontoporia blainvillei), a espécie de golfinho costeiro mais ameaçada de extinção em território nacional. Nesta nova aventura, a Babi, uma toninha da Baía Babitonga, sai do litoral de Santa Catarina e vai parar em São Paulo, em busca de sua amiga Tati, uma tartaruga-verde (Chelonia mydas)

No curta, a protagonista conhece diversos animais da nossa fauna, incluindo a baleia-jubarte, o peixe mero, o albatroz e outras toninhas. Em uma linguagem lúdica e divertida, a produção aproxima do universo infantil questões relacionadas à conservação da biodiversidade e da proteção do Oceano, auxiliando no desenvolvimento do sentimento de pertencimento com os espaços marinhos. A animação ainda apresenta ao público os princípios da Cultura Oceânica, aliados à Década do Oceano, da UNESCO.

“Quando trabalhamos a educação ambiental e os princípios da Cultura Oceânica nas escolas, despertamos nas crianças e na comunidade escolar um novo olhar para a vida ao redor delas. A animação ‘As Aventuras da Toninha Babi – Novos Mares’ é um recurso valioso nesse processo, combinando entretenimento e educação de forma encantadora”, afirma João Miguel Neri Camilo Moreira, coordenador de educação ambiental do Toninhas do Brasil, que menciona a possibilidade de ampliação de discurso que esse público possui. “As crianças saem inspiradas, e se tornam defensoras da natureza e do Oceano, além de multiplicadoras, ao compartilhar suas descobertas e seu encantamento com suas famílias.”

Moreira explica que a atividade é uma contrapartida cultural pela produção do curta. Antes da exibição da obra, os personagens que compõem a turma da Babi são apresentados às crianças através de animais reais taxidermizados, fotos modelos em tamanho real. “Ao invés de sentirem que estão tendo uma aula, para as crianças, a experiência é de assistir um desenho animado com os seus amigos, e de ser apresentado aos seus novos amigos que moram no mar.” 

As escolas que tiverem interesse de levar a Babi para as suas salas de aula podem entrar em contato diretamente com o projeto por e-mail (projetotoninhas@gmail.com) ou por telefone (47 3471-3825).

Serviço:

Animação infantil “As aventuras da toninha Babi – Novos Mares” com audiodescrição

Canal do YouTube do Toninhas do Brasil

Informações sobre atividades de Educação Ambiental do Toninhas do Brasil:

Site: https://toninhasdobrasil.com.br/

mail: projetotoninhas@gmail.com

Telefone: (47) 3471-3825

Contato para imprensa:

Naira Albuquerque

Telefone: (54) 99931-8004

E-mail: comunicacaoprojetotoninhas@gmail.com

Compartilhe esta notícia: