A animação “As aventuras da toninha Babi” foi criada para auxiliar no processo de divulgação desse golfinho e de outras espécies da região. Os seis episódios da série estão disponíveis no YouTube e além de fazerem sucesso com as crianças, também cativaram jovens e adultos. Os professores estão utilizando desse material para trabalhar com seus alunos a abordar a temática da conservação da toninha. A toninha Babi e seus amigos vivem uma grande aventura e nessa jornada acabam nos ensinando sobre as toninhas, a Baía Babitonga e também sobre o quanto a amizade é valiosa.

Os aplicativos “Toninhas Life” e “Toninhas Adventure” são jogos educativos que recriam o ambiente e características da vida das toninhas, além de incluir no contexto dos jogos os impactos que sofrem e atitudes voltadas a sua conservação. Funcionam como estratégias para apresentar a toninha em um novo formato e alcançar público através do envolvimento que existe com esse tipo de entretenimento. Os jogos foram planejados com dedicação para que pais e professores joguem com seus filhos e alunos. Disponíveis para iOS e Android, gratuitos e de classificação livre. Venha se divertir e aprender!

O livro paradidático “A toninha Babi e sua turma” de autoria de Denise Lemke Carletto e Marta Jussara Cremer reúne informações sobre a toninha e os ecossistemas da região de São Francisco do Sul de forma leve e interativa. Publicado em 2012 teve como objetivo reunir um material rico em espécies da fauna local e os ecossistemas costeiros da região, tendo como personagem principal a toninha. O livro é ilustrado, com personagens criados especificamente para este fim e traz consigo um mundo cheio de informação e diversão. Para fazer download do livro é só clicar aqui.

O documentário “Toninhas: no limite da sobrevivência” foi lançado em 2012 e tem como objetivo mostrar a situação da toninha em diferentes regiões ao longo de sua distribuição, que vai do Espírito Santo no Brasil até a Argentina. Além das estratégias que vem sendo realizadas para reduzir este problema e a importância do envolvimento de todos nós ações de conservação da espécie. No ano do lançamento o documentário foi distribuído para instituições e escolas dos municípios de entorno da Baía da Babitonga. Atualmente está em nosso canal do Youtube, com legendas em inglês e espanhol, clicando aqui.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental é para nós uma importante aliada na construção do conhecimento em prol a conservação das toninhas e uso sustentável dos ecossistemas costeiro e marinho. Entendemos que a pesquisa e as ações de políticas públicas que realizamos devem ser traduzidas para a sociedade e assim temos as estratégias da educação ambiental para fazer com os esforços de proteção sejam efetivos. O caminho que escolhemos para isso é o da educação ambiental emancipatória, crítica e transformadora. Assim, buscamos abordar as temáticas que envolvem a situação atual de ameaça de extinção da toninha e as ações necessárias para com que essa realidade possa ser transformada.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nossas atividades são desenvolvidas em São Francisco do Sul, sede do Projeto, e os outros cinco (Araquari, Joinville, Barra do Sul, Garuva, Itapoá) municípios que ficam no entorno da Baía Babitonga. Além de atuarmos em outras regiões do Estado como a APA da Baleia Franca e eventos com temática da conservação dessa espécie por todo o Brasil.

NOS VISITE

O Espaço Ambiental Babitonga contém um rico acervo e recebe por ano muitos visitantes em idade escolar e também famílias. Esse espaço educador existe há mais de dez anos e nos proporciona recriar ambientes importantes para abordar a temática da conservação da toninha e de outras espécies costeiras e marinhas. Animais empalhados, esqueletos e moldes de espécies da região, cenários representando ambientes naturais e até um mini-sambaqui fazem parte do acervo. Além da trilha do “Mão-pelada”, que possui dois trechos: trilha suspensa em um fragmento de Mata Atlântica e acesso ao Manguezal, às margens da Baía Babitonga.

NOS VISITE

A visita ao Espaço Ambiental Babitonga possibilita uma experiência pelo mundo da pesquisa e o trabalho realizado pelas equipes do Projeto Toninhas e Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, dois Projetos de Extensão da Univille. Recebemos grupos escolares de todas as faixas etárias e famílias. Solicitamos que agendem os horários clicando aqui. Sejam bem-vindos!

NOS CONVIDE

O Projeto Toninhas também realiza palestras e exposições em escolas e eventos ambientais. Nas duas ações apresentamos a toninha e a problemática relacionada aos impactos que estão levando essa espécie a extinção. As exposições contam com um acervo biológico diversificado com animais empalhados, esqueletos, moldes em tamanho natural, fotos e painéis explicativos, além de ser de fácil transporte e adaptável ao tamanho dos espaços disponíveis. Para nos convidar para palestras e eventos nos enviem as informações clique aqui e preencha o formulário que retornaremos o contato. Desde já agradecemos o convite!

NOS CONVIDE

FALE CONOSCO!

Encontrou um animal na praia ou gostaria de nos visitar, ou tirar dúvidas? Entre em contato com a gente!

Rodovia Duque de Caxias, nº 6365 (Km 8)

Bairro Iperoba - CEP: 89240-000

São Francisco do Sul

Santa Catarina

Realização

Univille Universidade

Patrocínio

Petrobras